ASSISTA MISSÃO BOLÍVIA, COMPLETO NO YOU TUBE

Missão Parlamentar vai à Bolívia para discutir situação de brasileiros


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 13, três requerimentos que dispõem sobre a situação dos brasileiros na Bolívia. Uma Missão Parlamentar será constituída e irá àquele país para dialogar com as autoridades bolivianas alternativas que contribuam para o melhoramento das relações bilaterais.

Há cerca de 20 dias, 12 brasileiros estão presos em Oruro, acusados de participação no acidente que resultou na morte de um boliviano durante uma partida de futebol entre o San José, da Bolívia, e o Corinthians, do Brasil, pela Copa Libertadores. Além disso, presos brasileiros têm sido submetidos a tratamento desumano nas prisões bolivianas e os quase 20 mil estudantes brasileiros naquele país, enfrentam todo tipo de constrangimentos e humilhações.

Os parlamentares brasileiros pretendem ainda discutir uma saída para o impasse criado pelo asilo político concedido ao senador boliviano Róger Pinto que há nove meses vive numa sala minúscula na sede da embaixada brasileira em La Paz. O governo da Bolívia não aceita emitir um salvo-conduto para o parlamentar deixar o país.

Os requerimentos aprovados são de autoria dos deputados Perpétua Almeida (PCdoB/AC), Carlos Zarattini (PT/SP) e Walter Feldman (PSDB/SP). O presidente da CREDN, deputado Nelson Pellegrino (PT/BA), irá discutir o assunto com representantes dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, antes de definir a agenda a ser cumprida na Bolívia.