O documentalista Claudio Galvão da Silva “Dado Galvão“ (responsável pela ida da cubana Yoani Sánchez ao Brasil e diretor do documental “Conexão Cuba Honduras”) junto ao fotógrafo Independiente Arlen Cezar, os dois de nacionalidade brasileira, protestaram no dia 11 de abril na embaixada do Brasil em La Paz - Bolívia.
Como forma de protesto às restrições de visitas ao Senador Róger Pinto Molina, asilado desde 28 de maio de 2012, na embaixada brasileira em La Paz, Galvao y Cezar, entregaram seus passaportes junto com uma carta dirigida ao Ministro de Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota (Carta e fotos em anexo).
Dado Galvão afirma que seus direitos garantidos na constituição estão sendo violados, quando é vedado visitar e entrevistar o senador Roger Pinto, que pertence a “Convergência Nacional”, partido que faz oposição ao governo do presidente Evo Morales. O cineasta afirma que protesta de maneira contundente porque não foi lhe permitido entrevistar, ter contato pessoal com o mencionado senador, asilado em território brasileiro.
Galvão destaca também que a medida tomada se deve porque em diferentes ocasiões e desde o dia 27 de março encontra-se tramitando no Itamaraty um pedido para ter o direito de entrevistar o Senador Róger Pinto. “Até o momento (13 de abril) enviei várias solicitações para a embaixada do Brasil na Bolívia na tentativa de entrevistar o senador boliviano, dirigidas ao embaixador do Brasil na Bolívia, Marcelo Fortuna Biato e para o Conselheiro Eduardo Saboya, solicitações que não foram respondidas”.
A entrega dos passaportes é uma medida tomada para que a diplomacia brasileira realize uma reflexão e reconheçam o pleno direito de Dado Galvão e Arlen Cezar de dialogar com Pinto Molina, no exercício pleno do direito a informação e liberdade de expressão, constitucionalmente garantidos em território brasileiro. “Conheço perfeitamente o caso do Senador Roger Pinto, respeito à justiça boliviana, mas não entendo porque o mencionado político não pode ter o direito de receber jornalistas, assistência religiosa e outras pessoa”, destacou o documentarista.
Dado Galvao y Arlem Cesar estão em La Paz na expectativa de una resposta formal, positiva e escrita por parte da diplomacia brasileira.
Prensa Pilar Celi Frías www.missaobilivia.com Teléfono en Bolivia: 00591 – 76711910 dadogalvao@hotmail.com pcefri@gmail.com